-
Arquitetos: Piuarch
- Área: 10000 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Andrea Martiradonna
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um novo escritório para Dolce&Gabbana, em Viale Piave de Milão..
Um novo projeto com vidro, aço, pedras e concreto que interagem em uma forte e harmoniosa composição.
A forma longa e estreita do lote e o volume existente levaram a uma solução que envolve três construções paralelas. O edifício na Viale Piave e outro recuado com sete pavimentos. O corpo central, ligado ao resto da construção por meio de um sistema de escadas e passarelas, tem três andares e está suspenso sobre um volume que liga as três construções, perpendicular à Viale Piave. Desta forma, um grande e profundo pátio interno é criado. O projeto também prevê três pavimentos subterrâneos dos quais dois serão usado para estacionamento.
A complexa estrutura do edifício reflete a variedade de usos dos espaços, com escritórios, áreas para convidados, entretenimento e coordenação de desfiles de moda localizado em diversos andares, com áreas comuns e salas de reuniões no térreo, que se abrem para o pátio.
A fachada para a Viale Piave tem um sistema modular de brise-soleil, com quadrados de 3,60 m, dispostos de forma sobrepostas, feitos em aço inoxidável. Durante a noite a iluminação interna faz com que a fachada tenha padrões cromáticos nas janelas, que são alternados de acordo com o os vidros transparentes ou com tons de cinza, que correspondem com janelas que abrem ou vidros fixos.
O estilo usado para a fachada da rua, que transmite uma sensação de transparência e leveza através do vidro e do metal, contrasta com o estilo mais austero das fachadas internas. Aqui, a modulação da fachada principal é repetida, em dimensões e geometria, mas feita em Glass Reinforced Concrete (GRC), com portas e janelas de vidro.
Os escritórios internos e espaços de conexão são caracterizados por uma disposição simples e funcional, organizada por espaços abertos. As são lajes aparentes, moldadas com ripas de madeira e as vigas receberam instalações para iluminação. No piso do térreo, tanto no interior quanto no pátio, é coberto com basaltina, uma pedra vulcânica escura. Como em outros projetos feitos por Dolce & Gabbana, a estética da basaltina expressa um sentimento mediterrâneo, o que torna-se uma forte referência para esta marca da moda.